domingo, 14 de setembro de 2014

Conde, Pitimbu e João Pessoa são destacadas em reportagem no portal do Ministério do Turismo

 
Três cidades da Paraíba são destacadas em reportagem no portal do Ministério do Turismo que trata de culturas indígenas e quilombolas remanescentes no estado. O roteiro turístico ‘Mares Quilombolas’ faz parte do projeto Talentos do Brasil, idealizado pela parceria entre os Ministérios do Turismo (MTur), Desenvolvimento Agrário (MDA) e Sebrae.

As cidades citadas na reportagem são Conde, Pitimbu e João Pessoa. O ministro Vinicius Lage disse que uma das principais inovações do projeto é agregar pessoas, serviços e produtos da agricultura familiar aos roteiros turísticos já explorados. Ele explica que isso gera benefícios econômicos e sociais para a região. 

O texto da reportagem indica quatro passeios para os turistas que visitarem o litoral entre João Pessoa, Conde e Pitimbu: Comunidade Ipiranga, Quinzena Cultural, Caminhadas na Natureza e Território Mucuxi por retratarem a diversidade do litoral paraibano. A Quinzena Cultural é realizada em Pitimbu, sempre no segundo sábado de cada mês. De acordo com o texto, o evento tem por objetivo resgatar e valorizar os saberes da população local. É a oportunidade para artistas e grupos folclóricos (artesão expõem e vendem seus trabalhos em barraquinhas).

A reportagem cita o exemplo de Daurenice Pereira dos Santos, ou dona Nice como ela é conhecida. A paraibana que vive em Tambaba, no Conde, participou de oficinas e recebeu consultoria do projeto Talentos do Brasil Rural. “Depois de entrar no projeto, dona Nice viu a renda familiar subir de menos de um salário mínimo para cerca de R$ 2 mil. As frutas e produtos do Sítio Pontes, antes vendidos na feira ou para atravessadores, atualmente integram as mesas de restaurantes badalados.

Nenhum comentário: