Tambaba


Do Tupi-Guarani, o nome Tambaba tem 2 significados: "o conteúdo das conchas" e "monte de Vênus".



Conta a lenda que uma bela índia de nome Tambaba que morava naregião, apaixonou-se por um guerreiro de outra tribo. O pai de Tambaba,cacique de sua tribo, não permitiu o casamento dos dois. Tambabadesesperada com o seu destino começou a chorar e suas lágrimas inundaramas terras secas e se transformaram primeiro num lago e posteriormenteuma praia, cujas ondas suaves vinham de seu soluçar. Enternecida com omilagre que se via, suplicou ao deus sol e à deusa lua que eternizassemaquele lugar como templo do amor e da vida. Suas preces foramprontamente atendidas.

Tambaba é um presente divino com suas águas cristalinas emornas, um convite permanente aos banhos em suas piscinas naturais.Suasareias brancas com trechos polvilhados de conchas marinhas a qualpermitem aos naturistas usufruí-las em longas caminhadas ou simplesmentedeitar-se sobre elas e
sentir a integração total com a natureza.

Sua Topografia é intimista, tal qual seu significado; comoconcha, abraça, guarda, protege carinhosamente os naturistas através desuas falésias multicoloridas e pedras negras imponentes, não dando acesso a intrusos e a visitantes indesejáveis.
O céu de um azul infinito, as noites quentes estreladas na maiorparte do ano, propiciam total aproveitamento do tempo dos que visitamTambaba. Suas pedras negras (que emergem das águas instigam cada olhar adescobrir novas imagens, novas percepções, bem como imaginar como era olugar há séculos atrás.

Sua vegetação é bem diversificada, incluindo resquícios de mataatlântica, vegetação ciliar, flores tropicais e muitos coqueiros, cujobalançar ao vento de suas palhas, nos transmite sossego, paz, poesiapura misturada ao canto suave dos pássaros.
A topografia do lugar, ímpar, criou mirantes lindíssimos que nospermitem observar toda natureza exuberante do lugar, além de permitirem sua costa, boas caminhadas a beira mar. Se preferir, há tambémtrilhas ecológicas pela mata que nos permitem apreciar a vista do altodas falésias multicoloridas.