quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Paraíba ganha 20 meios de hospedagem e 1.211 leitos em 2011

Segundo dados do Cadastur, foram inaugurados na Paraíba 20 meios de hospedagens


          A Paraíba definitivamente começa a justificar o título de ‘bola da vez’ do turismo brasileiro. Afora o aumento do fluxo de turistas nas principais cidades turísticas do estado, tendo João Pessoa como porta de entrada, os números do surgimento de novos meios de hospedagens (hotéis, pousadas e albergues) mostram que o empresariado passou a confiar mais nas ações do Governo e, principalmente, a apostar em um crescimento ainda maior do setor.

          Somente em 2011, segundo dados do Sistema de Cadastro de Pessoas Físicas e Jurídicas que atuam no setor do turismo (Cadastur), foram inaugurados na Paraíba 20 meios de hospedagens, abrindo 1.211 leitos. Dos novos empreendimentos, 9 foram inaugurados em João Pessoa e outros 9 pelo interior: Bananeiras (2), Areia, Alagoa Nova, Patos, Pombal, Princesa Isabel e Santa Luzia, um em cada município.


          O litoral sul contribuiu com dois novos equipamentos: um no Conde e outro em Pitimbu.A presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, comemora esses dados, mas enfatiza que essa é uma pequena amostra do que deve acontecer no setor hoteleiro nos próximos anos. Atualmente, segundo o Cadastur, ligado ao Ministério do Turismo (MTur), a Paraíba conta com 91 meios de hospedagens, com um total de 8.819 leitos. A executiva afirma que existe uma série de contatos com empresários de outros estados que querem investir na Paraíba.

         Pólo Turístico Um dos pontos chaves da aposta de Ruth Avelino está no destravamento do Polo Turístico do Cabo Branco, que, no ano que vem, de ser colocado em prática. A presidente da PBTur preferiu não se aprofundar, mas afirmou que já há contatos concretos para o início de obras de hotéis e resorts na área do polo e que, assim que o projeto for liberado, as obras serão iniciadas.
        Segundo ela, não há mais tempo a perder. “É preciso destravar o pólo e essa foi uma determinação expressa do governador Ricardo Coutinho”, enfatizou.Outro forte atrativo para a construção de novos hotéis e pousadas, na avaliação da presidente da PBTur, é a conclusão das obras do Centro de Convenções de João Pessoa, prevista para acontecer em abril de 2013. Antes dessa data fixada pelo próprio governador, serão inauguradas duas etapas – a primeira em abril e outra em setembro de 2012.

       “Evidente que o Centro de Convenções está atraindo o interesse do empresariado, porque João Pessoa passará a contar com eventos de grande porte, o que vai gerar uma demanda por novos meios de hospedagens. Já estão também em negociação com alguns empresários do setor, que estão demonstrando interesse nesse investimento”, disse a executiva.




Republicagem: Idelvan Fernandez


Nenhum comentário: