quarta-feira, 10 de outubro de 2012

“Fiel” encontra náufrago na Praia de Tambaba

Um barco explodiu na quarta-feira dia 03 de Outubro de 2012 com nove pessoas a bordo, o cachorro “FIEL” encontrou um dos sobreviventes na Praia de Tambaba, outros 6 foram encontrados posteriormente nas imediações e dois dos ocupantes do barco ainda estão desaparecidas.
Hildebrando Carvalho ao lado de seu "FIEL" cachorro!
O náufrago Ramiro Freire Castro Júnior foi encontrado na manhã deste sábado 06 de outubro de 2012 na praia de Tambaba pelo cachorro “FIEL” do empresário Hildebrando Carvalho, proprietário da Pousada Tambaba Naturista. Ramiro contou ter passado três noites à deriva no mar depois que o barco pesqueiro em que estava afundou depois de explodir. O náufrago disse ser um dos nove tripulantes do barco, que explodiu na quarta-feira (3). Os Bombeiros, a Capitania dos Portos e a Polícia Rodoviária Federal estão em busca de outros sobreviventes.

Segundo o empresário Hildebrando Carvalho, eram aproximadamente 05h45 quando o mesmo foi acordado pelo seu fiel cachorro, “FIEL” é também o nome do animal de estimação, ao abrir sua janela que fica de frente para a praia ele viu o homem deitado na beira do mar. “Eu pensei que era um bêbado que estava caído na praia”. Foi quando ele rapidamente levantou para olhar de perto, já que o cachorro estava bastante assustado. Trouxe o homem para Pousada, viu que o mesmo estava muito debilitado e sem falar frases completas. “O sentamos em uma cadeira, o agasalhamos, chamamos os bombeiros, e por telefone pegamos instruções de como proceder no socorro, fizemos o que nos passaram, foi dado um banho com água quente e o colamos em um quarto da pousada. Ele chegou meio perturbado, mas depois foi se recuperando”, explicou Hildebrando.

O barco Horizonte 2 pertencia a empresa Pronaval. O proprietário da empresa que fica em Pernambuco, José Carlos, contou que os funcionários são pescadores profissionais de atum.

Hildebrando ligou para Capitania dos Portos na Paraíba e o comandante disse que vai ajudar nas buscas, José Carlos disse também que quer auxílio do Corpo de Bombeiros para fazer a busca dos demais tripulantes.

Em seguida mais sobreviventes foram encontrados em Praia Bela, Barra do Abiaí e Tambaba.
Os sobreviventes são Ramiro Freire Cacho Júnior (31 anos), Luiz Carlos Querino (27 anos), Ari Márcio Gomes Batista (23 anos), Jânio Tavares de Mello (34 anos), João Francisco Souza (35 anos), Francisco Amorim Lopes (23 anos) e Alex Ramon Lopes da Silva (18 anos). Eles foram conduzidos e internados no Hospital de Trauma de João Pessoa.

Segundo Ramiro, entre os náufragos, dois resolveram nadar em direção a um navio. Eles não foram mais vistos. Os outros sete sobreviventes, incluindo Ramiro, não se dispersaram, pois ficaram segurando uma  corda durante todo o tempo. “Ele disse que percebeu que os rapazes estavam debilitados e por isso resolveu nadar em busca de socorro”.

Ramiro contou também que viu de muito longe os refletores da Pousada acesos, e que chegou a comentar com os outros que eles teriam que ir até a luz, nadaram a noite toda e na madrugada Ramiro se separou do grupo e nadou em direção a praia. Ele contou a Hildebrando que quando estava chegando à margem não tinha mais forças e começou a boiar até chegar à areia, foi quando “FIEL” (cachorro) o encontrou.

José Carlos, proprietário do barco que afundou, disse que enviou outro de seus barcos para procurar pelos sobreviventes e pediu ajuda a outros pescadores para que montassem uma rede de buscas.

Veja algumas imagens do socorro ao náufrago Ramiro na Pousada Tambaba Naturista









Veja também, o vídeo do Resgate na Pousada