sexta-feira, 12 de abril de 2013

CongreNAt brilha em Barra Seca


 O Décimo Terceiro CongreNAT realizado na praia naturista de Barra Seca, em Linhares, no Espírito Santo, transcorreu com muita tranquilidade e emoção nestes dois primeiros dias. Cerca de 70 pessoas, entre visitantes e representantes das filiadas à Federação Brasileira de Naturismo, compareceram ao evento organizado pelos NATes e Naturismo Capixaba. Apesar do tempo chuvoso e frio a adesão ao Naturismo foi de quase 100%. A abertura oficial ocorreu na quinta-feira, dia 28, às 13 horas, em um tenda montada em frente ao ponto de partida do barco que atravessa o rio que leva à praia, contando com a participação de autoridades municipais e com os primeiros naturistas que chegaram ao local, além da presença do presidente da FBrN, João Olavo Rosés. A mídia local cobriu este momento.
Ao correr do dia foram chegando dos vários pontos do país outros naturistas que engordaram a população do pequeno município, se hospedando nas poucas pousadas disponíveis e em um condomínio previamente reservado. A infraestrutura montada na praia contou com, além dos tradicionais e imensos sombreiros, uma enorme tenda que abrigaria as assembleias e palestras programadas.

Na noite de quinta-feira, a primeira confraternização social na Pousada Lua Nua, com a chance de reencontrar os amigos, conhecer pessoalmente alguns virtuais e fazer novos, regados a muitos e variados caldos saborosos que foram compartilhados irmamente.

Na sexta-feira, 29, o tempo não colaborou, amanhecendo muito nublado, ventoso e ameaçador de chuva. Apesar disso o comparecimento à praia foi maciço. A tenda foi decorada com as bandeiras e banners das várias instituições representadas do país, além do Chile, Uruguai e Argentina. Por volta das onze e meia José Wagner, presidente da instituição Oca de Piá, recrutou os presentes para aprenderem alguns passos de dança indígena, formou uma grande roda com cerca de cinquenta naturistas e ensinou algumas palavras e saudações em um dos idiomas indígenas brasileiros. Jorge Bandeira, presidente do Graúna, fez um pequeno discurso explicando a importância de preservamos esta cultura e em seguida se juntou à roda para dançar os novos passos. Momento de muita descontração e alegria.
 Logo após, João Olavo convocou a mesa diretora e fez uma segunda abertura oficial do evento, desta vez naturista, agradecendo a presença de todos e dando voz aos componentes da mesa para os discursos de boas vindas. Em seguida fez uma série de homenagens a naturistas históricos, entregando diplomas de reconhecimento pelos serviços prestados ao Naturismo, com destaque à falecida Miriam Zorzella, representada por seu ex-marido Franco Giordano, que recebeu o diploma em momento de muita emoção.

À tarde, por volta da quatro e meia, deu-se início a Assembleia Geral Extraordinária, programada para as duas, convocada exclusivamente para deliberar sobre a formação do Conselho Consultivo, cujos membros serão indicados pelos filiados e diretoria e aprovados em assembleia. Aprovada ã constituição do Conselho, os nomes de Paulo Pereira, Evandro Telles, Celso Rossi, Edson Medeiros e Jorge Bandeira foram indicados e aprovados como os primeiros membros.
Após a a AGE, os dirigentes da praias naturistas se reuniram para debater problemas comuns de suas áreas e procurar soluções para resolvê-las, com exceção das praias de Pedras Altas e da Galheta, todas as demais praias estavam representadas. A conclusão será publicada em breve.

À noite, mais uma confraternização, prevista para ocorrer na pousada Urussuquara, foi transferida pra a Lua Nua. Foram momentos de grande emoção. Jorge Bandeira exibiu um vídeo com o histórico de sua instituição e dedicou o trabalho aos naturistas Maria Luzia de Almeida e Pedro Ribeiro. Em seguida apresentou uma performance teatral abordando a desmistificação da nudez, que levou a plateia a grandes apupos. Logo após, apresentação de outra pequena peça teatral, "Carla e a árvore mágica", desta vez de autoria da pequena naturista Ísis, filha de Rose Santanna, de 8 anos, protagonizada por ela mesma, com direção de Iran Lamego e atuação de outros naturistas, abordou a iniciação de crianças e adolescentes no meio naturista. Levou a plateia à emoção a ao delírio.


Neste sábado o Congresso prossegue com a Assembleia Geral Ordinária, quando, entre outras coisas, serão eleitos os candidatos aos cargos da diretoria da federação.