terça-feira, 27 de agosto de 2013

Camping nudista tem cinema, parque aquático, discoteca e clube infantil

Espaço com acesso a praia fica na França e tem foco em famílias.
Criado em 1950, local foi o primeiro centro de férias naturista na Europa.
Hóspedes fazem caminhada no centro naturista Helio-Marin, na França (Foto: Regis Duvignau/Reuters)
Um espaço de 200 hectares com área para camping e chalés, acesso a uma praia de 2 km de extensão e opções de lazer para os hóspedes como parque aquático, discoteca, dez restaurantes, centro comercial, quadras de tênis, boliche, academia, spa, clubes infantis com animadores e cinema ao ar livre.

O Centre Helio-Marin, na França, é como muitos outros campings europeus que lotam de famílias nas férias de verão. A diferença de que lá todos os hóspedes andam nus.
Considerado o primeiro centro para férias naturistas na Europa, o camping localizado em Montalivet (sudoeste do país) foi criado em 1950 e recebe naturistas de várias gerações.
Seu fundador foi Albert Lecocq, o criador da Federação Francesa de Naturismo.
No alto verão, o Helio-Marin recebe 14 mil hóspedes.
Entre as atividades oferecidas, estão cursos de mergulho, apresentações musicais e brincadeiras para crianças de várias idades.


O centro comercial do espaço tem 22 lojas, incluindo salão de beleza, padaria, mercado orgânico, loja de presentes, açougue, supermercados, adega e livraria.

A circulação por todos esses lugares – incluindo a praia – pode ser feita sem roupas (em alguns lugares, o nudismo é mandatório, como no parque aquático, onde pessoas com roupas de banho não entram).

Segundo a agência de notícias Reuters, a França tem 83 espaços naturistas, que recebem muitos visitantes estrangeiros (60% do total).

Fonte: G1



sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Livro 'Pelados na Europa' traz fotos de destinos nudista no continente

Publicação foi editada por portal brasileiro de adeptos do naturismo.
Praias, piscinas, hotéis e campings de 7 países estão incluídos nas dicas.
Banhistas em praia de Mykonos, na Grécia (Foto: Divulgação/Portal Brasil Naturista)
Um novo livro lançado pelo portal Brasil Naturista quer divulgar entre os brasileiros os locais voltados para a prática do nudismo na Europa.

O "Livro de Fotos: Pelados na Europa" traz imagens de 30 lugares naturistas no continente europeu, como praias, hotéis, piscinas, campings e até uma cidade inteira dedicada aos adeptos da prática: Cap D'Agde, no sul da França.
 
Os destinos retratados ficam localizados em sete países: Itália, Croácia, Espanha, França, Inglaterra, Grécia e Portugal.

“O objetivo é incentivar as pessoas a aproveitarem o inverno brasileiro para viajar para a Europa em busca de destinos naturistas”, diz Carina Moreschi, uma das editoras do Brasil Naturista, que organizou o livro.

Segundo ela, o livro é uma coletânea das fotos de viagem realizadas pela equipe para diferentes destinos europeus desde 2005, quase anualmente. A ideia é que ele seja o primeiro de uma coleção que mostre também destinos naturistas da América Latina e do Brasil.

Com capa dura e 100 páginas, ele custa R$ 89,90 e é vendido na loja virtual do portal.

Para não afugentar os compradores mais discretos, eles prometem “sigilo absoluto” no ato da entrega. “Enviamos pelo correio com embalagem discreta e envelope pardo”, afirmam.
 
 
 
 
 
Fonte: G1
 
 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Paraíba tem paraíso intocado no litoral


Apenas 20 KM ao sul de João Pessoa, a Costa do Conde surpreende por suas águas mornas e transparentes

Turistas que gostam de praia, mas não suportam locais superlotados precisam conhecer a Costa do Conde, uma espécie de paraíso paraibano praticamente intocado no litoral nordestino. A 20 quilômetros ao sul da capital João Pessoa, a Costa de Conde tem águas mornas e transparentes, ideais para mergulhar.
Um dos passeios imperdíveis da região é conhecer Coqueirinho, considerada por muitos uma das praias mais bonitas da Paraíba, localizada em uma baía fechada e repleta de coqueiros. O mar exibe uma água tão clara que, mesmo a uma profundidade de dois metros, ainda é possível ver o chão de cascalho. E, por ser área de proteção ambiental, a caminhada é a melhor forma de apreciar o belo cenário que combina praia, formações de recifes, além da mata tropical no topo de falésias coloridas.
 
Outra alternativa é a praia de Tambaba, que está inserida em uma Área de Proteção Ambiental e foi a primeira praia do Brasil a permitir o naturismo. A Costa de Conde possibilita a prática de esportes náuticos, trilhas e passeios de buggy.

Fonte: Diário SP



terça-feira, 20 de agosto de 2013

Cultura e belezas da Paraíba: Rede Brasil destaca, Tambaba, Caminhos do Frio e Jacaré



O ‘Destino Paraíba’ vai ser a atração principal do programa “Embarque”, neste sábado (17), do canal Rede Brasil.A proposta do programa, apresentado pelo jornalista Bira Rodrigues, é de revelar aos telespectadores os melhores pontos turísticos brasileiros, dando ênfase para a história, cultura, gastronomia e as belezas naturais do nosso país. A equipe de reportagem visitou João Pessoa, Cabedelo, Conde e Areia, no início deste mês, a convite da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), com apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis na Paraíba (ABIH-PB), Abrasel-PB e as prefeituras do Conde e de Areia.

De acordo com o produtor do programa, Adonias Pimenta, o programa deste sábado, veiculado às 19h, vai mostrar imagens da praia e do farol do Cabo Branco, da Estação Cabo Branco, com destaque para a arquitetura de Oscar Niemeyer. Pimenta informa que a equipe do ‘Embarque’ também visitou o centro histórico de João Pessoa. “Uma das propostas do programa é destacar a história e cultura das cidades, além da gastronomia que é muito variada e diversificada na Paraíba”, afirmou. Outra atração paraibana explorada pela equipe de reportagem é o ‘Bolero de Ravel’ executado pelo saxofonista Jurandy do Sax. “O local é de um visual fantástico. Sem falar do personagem Jurandy do sax”, afirmou Adonias Pimenta.


Praias paradisíacas – O roteiro do programa “Embarque” incluiu um passeio de buggy pelas praias do Litoral Sul, precisamente do Conde. Os jornalistas conheceram trilhas selvagens entre a Mata Atlântica e praias desertas. O destaque será Tambaba, a primeira praia naturista do Nordeste.

Além das praias, a reportagem visitou a cidade histórica de Areia, no Brejo paraibano. Com apoio de um guia local, a equipe visitou engenhos de produção de cachaça e de rapadura, casarões antigos e museus. No final da cobertura jornalística em Areia, a equipe do programa cobriu os eventos da programação do Circuito Caminhos do Frio.

O Canal - A Rede Brasil de Televisão é uma rede aberta de televisão brasileira. O canal vem ampliando a cobertura no país, com programação baseada em variedades, notícias e filmes. Para sintonizá-la, basta ter um antena parabólica em qualquer lugar do Brasil, por meio de repetidoras UHF em diversos estados e pelas operadoras de TV por assinatura ClaroTV (133), VivoTV (237), CTBC (714), OiTV (139) e GVT (248).






segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Spa nudista enfrenta problemas

Um empresário britânico quis inaugurar um spa, onde, além da nudez, seja servido um copo de vinho para os hóspedes.

Os planos de um resort nudista, o Clover Spa e Hotel, em Birmingham, Reino Unido, vai fazer para se tornar o primeiro spa dedicado a nudistas. Abri Tim Higgins.

Mas não é apenas um spa. As crianças precisam de uma "licença alcoólica", espalhando o medo entre os moradores que isso poderia encorajar um comportamento indecente por alguns dos convidados. Como de costume, quando se fala de álcool, todo mundo pensa em um motim. Vereador Robert Alden disse temer que a licença poderia transformar o spa em um clube de strip e que isso poderia atrair "tipos de jovens e problemático".

"Haverá um aumento no comportamento impróprio e corporais exibir" Alden disse, lembrando que a propriedade está perto de uma creche.

Um vizinho, cujo nome permaneceu anônimo, queixou-se ao Conselho dizendo que naturismo (predominantemente do sexo masculino), o álcool e os meninos "não deve estar perto um do outro." No entanto, o dono do spa, Higgs, diz que as acusações são infundadas, e que ele só quer oferecer um copo de vinho aos convidados durante o jantar. Afinal ... O hotel que você recusar um copo de uísque ou uma garrafa inteira?

"Este é um spa, um estabelecimento respeitável para naturistas, e não um pub, você pode vê-lo da rua", disse Higgs, algo irritado porque o puritanismo reinante. E ressaltou que não houve objeções ao controle: a polícia eo conselho está livre para visitar o lugar a qualquer hora.




Fonte: Diarioveloz

domingo, 18 de agosto de 2013

Nudismo ganha adeptos de norte a sul

foto José Mota/Global Imagens
Chegam a ser três centenas ao fim de semana. Juntam-se num pedaço de praia não concessionada, entre a Aguçadoura e a Estela (Póvoa de Varzim), que há mais de 40 anos é o refúgio dos naturistas do Norte.

Não é oficialmente uma praia de nudismo e a Federação Portuguesa de Naturismo desistiu do processo de legalização devido à oposição local, explica Rui Elvas, vice-presidente da FPN. É o que se designa de praia de usos e costumes, em que o nudismo é geralmente bem tolerado. De Trás-os-Montes a Aveiro, vêm de todo o lado para a Estela. Há quem faça 300 quilómetros para usufruir de um dia de praia num ambiente naturista. A razão é simples. "Quem experimenta, nunca mais volta ao 'têxtil'" (designação dada pelos nudistas a quem usa roupa de banho), explica Manuel Lima Costa.

sábado, 17 de agosto de 2013

Blog da Praia de Tambaba chega a marca de 1 Milhão de acessos

Hoje 17 de Agosto de 2013 o Blog da praia naturista mais badalada do Brasil ultrapassou a marca de 1 MILHÃO  de acessos.
 Por Idelvan Noronha


A marca é comemorada por toda a equipe envolvida.  Quando foi criado em Janeiro de 2010, não havia nenhum meio de divulgação e comunicação entre os adeptos ao naturismo da internet e a organização da Praia de Tambaba. 

Começou bem tímido, na época a marca de MIL acessos únicos foi bastante comemorada, isso quase 2 meses depois de sua criação. Nos dias de hoje a diferença é gritante, já que em média o blog tem recebido entre 2.500 e 4.500 acessos únicos diários, número varia a depender da notícia publicada, um dos recordes de audiência do blog foi à cobertura da visita do Pânico na Band em setembro de 2012, quando o Blog teve mais de 25 mil acessos em menos de 12 horas. Seguido da notícia do Lata Velha, quadro do programa global Caldeirão do Hulk, onde um adepto e visitante da praia de Tambaba participava desse programa, o Blog teve pouco mais de 24 Mil acessos em menos de 12 horas.

Rayr e Hildebrando
Um projeto dos empresários Hildebrando Carvalho e Rayr Barbosa, que também são proprietários da Pousada Tambaba Naturista, única pousada dentro da área naturista em Tambaba. O blog é administrado por Idelvan Noronha, que é responsável por toda criação e publicação de notícias promoções e divulgação dos principais eventos tanto os que ocorrem na praia de Tambaba como em outras praias adeptas ao naturismo.
Na noite do dia 09 de Outubro de 2012 durante o 1º encontro "Tambaba Toda Sua" na Pousada Zecas os dirigentes do Blog receberam do presidente da FBrN João Olavo, o Certificado onde foi oficializado como Mídia Naturista. Um marco histórico, já que desde 2012 que Blog de Tambaba é o canal naturista mais acessado no Brasil e com maior número de seguidores nas redes sociais.
Hildebrando Carvalho e Idelvan Noronha
AGRADECIMENTOS
Nós que fazemos o Blog de Tambaba queremos agradecer a todos os nossos visitantes assíduos e a todos os nossos seguidores no facebook, twitter e Google+.

Nosso sucesso é graças a vocês que fazem a audiência do Blog crescer a cada dia. Ao compartilharem uma foto nossa no facebook, ao curtir ou comentarem, nos sentimos ainda mais motivados a seguir a diante, postando sempre boas notícias relacionadas à Praia de Tambaba e ao naturismo, uma prática que a cada dia vem crescendo bastante em nosso país, graças a vocês que estão se informado mais a respeito.  

Mais uma vez, muito obrigado a todos...

Praia de Tambaba sediará a 6ª edição do Open de Surf Naturista em setembro

O Open foi criado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo

A praia naturista de Tambaba, no litoral sul da Paraíba, vai ser palco da sexta edição do Tambaba Open de Surf Naturista, nos dias 7 e 8 de setembro. 

A competição foi idealizada pelo Movimento NU (Naturistas Unidos) com a finalidade de difundir a filosofia naturista por meio do esporte que representa: conceitos de liberdade, harmonia e respeito pela natureza. O Open foi criado durante o 31º Congresso Internacional de Naturismo.
A estimativa do coordenador do evento, Carlos Santiago, é de que mais de 40 atletas de todo o país participem da competição. Segundo ele, as inscrições podem ser feitas nos dias das disputas, de 9h às 12h, na secretaria do campeonato instalada na praia de Tambaba. O valor da inscrição é de R$ 35 por categoria, à exceção da categoria ‘expression session’, que está associada à inscrição de uma das competições.

Além das provas do Open, haverá uma programação paralela alusiva aos 10 anos de criação do movimento Naturismo Unido (NU). De acordo com Carlos Santiago, está prevista a realização de shows musicais, exposição de artes e aulas de surf na Escola SurfNU.



sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pelado, pelado, nu com a mão no bolso

Já pensou em escolher uma praia nudista para visitar em sua próxima viagem? Saiba que na maioria delas é praticado o naturismo, onde há a ideia de vivenciar a nudez social, estando em harmonia com a natureza, respeitando a si próprio, ao próximo e ao meio ambiente. Em outras, apenas o nudismo - prática social desprovida de roupa.

Praia de Tambaba - Conde-PB



Foto: Idelvan Fernandez

Foto: Idelvan Fernandez

Foto: Idelvan Fernandez

Localizada no município do Conde na Paraíba, encontramos a belíssima praia naturista de Tambaba, que fica em uma área de proteção ambiental, são muitas belezas naturais que você irá encontrar, a praia possui areia branquinha e a suas águas mornas são bastante relaxante, a praia é cercada pela mata atlântica e enormes falésias que beiram o mar. Então se você está planejando viajar para o paraíso naturista Tambaba, a dica de melhor pousada e de quebra, a única dentro desse paraíso, é a Pousada Tambaba Naturista.
Foto: Idelvan Fernandez
Foto: Idelvan Fernandez



quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Praia bate recorde do Guinness de banho coletivo nudista

Madri (Espanha) - Com 729 pessoas nuas tomando banho de mar ao mesmo tempo, a praia da cidade espanhola de Vera bateu o recorde mundial do Guinness de banho coletivo nudista, que até agora era da Nova Zelândia, com 506 banhistas nus.

Sob o lema "A maior nudez do mundo", apresentado pela Prefeitura de Vera, na província de Almería, em colaboração com a Federação Espanhola de Naturismo, a cidade conseguiu atrair desde as primeiras horas do dia os banhistas que foram ao encontro, e que já abarrotavam o local marcado para o encontro antes do meio-dia, hora prevista para o começo do mergulho coletivo.

A apuração foi realizada no acesso à praia e dividindo todas as pessoas em grupos de 50, a quem foram entregues bilhetes um número de registro. Com este recorde, Vera faz uma promoção de seu potencial turístico e aproveita para se situar como número de referência do naturismo internacional, de acordo com declarações de Juan de la Cruz, segundo vice-prefeito da cidade.


NATURISMO TAMBÉM É CULTURA



Em um pequeno diálogo:

- Sabe o que é Naturismo? Não?

- Já ouviu falar sobre aquelas pessoas que ficam sem roupas nas praias?
- Ah! Sim agora sei.
Essa é a ideia que a grande maioria das pessoas pensa que sabe o que é Naturismo, não tem a mínima noção do que representa esse movimento no mundo nem das implicações sociais da sua proposta com a nudez em grupo.

Adolf Koch, professor alemão de educação física, por volta do ano de 1900, inicia seus alunos nos desportos ao ar livre usando a nudez e obtém resultados expressivos na saúde, aspecto físico e até na alegria de viver. O alemão Heinrich Ungewitter publica o livro “Die Nacktheit (A Nudez), juntando-se ao movimento e dando-lhe consistência filosófica.


É ali na Alemanha o berço do Naturismo moderno, também o berço da sua decadência. Quando a ordem natural foi invertida colocando a “superioridade racial” e esquecendo os princípios de igualdade e fraternidade que o Naturismo representa, os campos de nudistas foram substituídos por campos de concentração, onde a nudez não mais tem a dignidade que deveria ser preservada.
Podemos, sem medo de errar afirmar: onde não existe paz e harmonia o Naturismo não sobrevive e aparentemente o ser humano prefere assim mesmo “lutar pela paz”, o que na minha perfeita ignorância e falta de inteligência ainda não consegui entender essa expressão.


Somente após a 2ª Guerra Mundial que o movimento nudista/naturista surge na França com mais intensidade e no 3º Congresso Internacional em Montalivet o Naturismo/Nudismo é definido como “Um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática da nudez social com intenção encorajar o autorrespeito, o respeito pelo próximo e o cuidado com o meio-ambiente”.


Para delírio de alguns, penso que eles tremem nas suas bases psicológicas quando se pronuncia a palavra “natureza”, porque não significa tão somente as plantas, as matas, os rios e os animais, mas também o corpo humano inserido dentro desse contexto, num processo de igualdade e liberdade. Assim, as implicações sociais são muito significativas, cada leitor desse texto pode fazer as suas próprias reflexões e conclusões.


Só poderá haver a harmonia com a natureza quando há aceitação de si mesmo. Por esse motivo o Naturismo abraça a todos sem distinção de cor, nacionalidade, orientação sexual, opções políticas, crenças e gêneros. É um movimento unificador e pacífico porque entende que a universalidade do corpo não pode ser segregada em partes indecentes e decentes, isso é moralismo.


O historiador Viegas Fernandes da Costa em seu artigo “Sobre a Nudez Social” questiona essas inversões de valores que transcrevo a seguir: “Ao iniciar estas breves reflexões a respeito da minha experiência com a nudez social, ocorre-me à lembrança de uma matéria da revista Veja no final da década de 1990, que tratava da guerra civil na Libéria. Chamou-me especial atenção uma fotografia que exibia o cadáver de um homem nu que havia sido linchado pelos guerrilheiros e abandonado à rua. Podia-se ver todo o corpo, suas feridas, a expressão de dor na face inerte e as lanhuras nos braços e pernas. Sobre o pênis, entretanto, uma espécie de tarja. Fiquei me perguntando o que seria mais obsceno: se a guerra civil e toda sorte de dor e destruição que esta provoca, onde cadáveres humanos são abandonados insepultos em meio à população que desesperadamente tenta sobreviver; ou se a exposição de um pênis aos olhos de leitores pudicos que poderiam se escandalizar, dando uma conotação sexual doentia a uma parte de um corpo humano barbaramente torturado e morto. Encaramos com naturalidade a guerra, o genocídio, a desestruturação social e a tortura, mas a nudez que nos cobre desde nosso nascimento é desnaturalizada ao ponto de um pênis supostamente chocar mais que a própria barbárie da guerra. Há aqui, certamente, uma inversão de valores sobre a qual devemos nos questionar e incomodar”.


Marcos Tavares, autor do livro “Gemagem”, o que mais me incentivou a escrever para o Caderno “Pensar” de “A Gazeta”, que até hoje não foi publicado e por esse motivo faço a sua divulgação, responde a indagação: Pode haver poetas sem livros? Pode. Só não pode haver poetas sem a lua. Da mesma forma não pode haver naturistas sem a natureza porque é integrado que se entrega; é o não-julgamento que se há o compromisso maior com a vida como referiu o biólogo Paulo Pereira em seu livro “Sem Pedir Julgamentos - conforme a natureza” publicado pela Livre Expressão em 2011.
Como Coordenador do Centro de Estudos Naturistas (CENA) e Membro do Conselho Consultivo da Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), tenho em minhas mãos diversos trabalhos acadêmicos, livros e artigos voltados para o estudo do Naturismo. Um campo enorme para pesquisas ainda não exploradas por causa de preconceitos e tabus em relação ao corpo.


Dr. John Veltheim, desenvolveu uma abordagem alternativa para a saúde que se tornou conhecida como o Sistema Body Talk que ensina em todo o mundo. No seu artigo “Nus por baixo da roupa” ele faz também referência como a sociedade cria no indivíduo a culpa por associar nudez com sexo e como isso provoca uma baixa auto-estima que vem se arrastando desde a infância e põe o dedo na ferida alegando e provando toda a farsa desenvolvida com o propósito de controlar os indivíduos. Só que tal comportamento é nocivo do ponto de vista psicológico e terapêutico.


O Sociólogo Edson Medeiros em seu artigo “Naturismo e Novas Vivências” diz: Ser Naturista é, antes de tudo, ter um compromisso com a vida e sob este aspecto o Naturismo é revolucionário e difere radicalmente da ótica da sociedade moderna. No mesmo texto cita ele Lowen em “Medo da Vida” (Summus Editorial), “O indivíduo de nosso tempo está comprometido com o sucesso, não em ser uma pessoa. Justificadamente pertence à ‘geração da ação’ cujo lema é: Faça mais, sinta menos...”.
Continua ele: Será destino do homem moderno ser neurótico, ter medo da vida? Sim, é a minha resposta, se por homem moderno definirmos o membro de uma cultura cujos valores predominantes sejam o poder e o progresso. Uma vez que são estes os valores que assinalam a cultura ocidental do século XX, decorre que toda pessoa criada na mesma é neurótica....Para entendermos a condição existencial do homem moderno e conhecermos o seu destino, devemos investigar as fontes de conflito de sua cultura. (Edson Medeiros).


Dora Vivácqua, a Luz Del Fuego, foi a precursora do Naturismo no Brasil, não há como falar de Naturismo sem citá-la. Uma mulher à frente do seu tempo e o biólogo Paulo Pereira diz que ela está fora da jurisdição desse mundo. Tem uma história a ser contada que poderá ser lida no seu livro “Verdade Nua” publicado em 1950; e também no livro de Cristina Agostinho “Luz Del Fuego” A Bailarina do Povo, publicado pela Editora Best Seller.


A Cristina ao escrever a história de Luz Del Fuego disse que esperava encontrar uma mulher comum, que ficava nua enrolada com as suas cobras fazendo apresentações teatrais. Muito pelo contrário, encontrou uma mulher culta, inteligente, instigante, com muita leitura e que a fez perder o sono muitas vezes. Incomum para a época em que a mulher não poderia nem participar de encontros literários em cafeterias onde reuniam diversos nomes importantes da literatura brasileira. Uma mulher que vale a pena ser lida.


Desde que fui convidado para participar do “Café com Letras”, que é um encontro de escritores capixabas organizado pelo Shopping Norte Sul, estou aprendendo a gostar de poesias. Observo que o verdadeiro entendimento não está nas palavras escritas e sim no coração de quem escreve. É preciso sentir o que o autor quer mostrar. Assim, também tenho ensinado aos poucos sobre Naturismo, até mesmo desconhecido por muitos dos nossos intelectuais uma vez que todas as citações realizadas nesse artigo não estão disponíveis nas livrarias.


Mostro a minha poesia: “A nudez humana é a identificação com a natureza, uma poesia sem palavras, um corpo integralmente rendido a uma energia que abraça a todos sem distinção. O corpo inspira artistas na pintura das suas telas, no artesanato, no romantismo, na poesia, na arte de esculpir na pedra ou na madeira, no teatro e na vida real mostrando o seu verdadeiro enigma e beleza quando apreciado como um todo. Quando fragmentado toda a visão se torna periférica, meia-verdade, enfraquecido numa mentira e totalmente desviado do seu valor intrínseco”.

Por Evandro Telles (Julho 2013)
evandro.telles@terra.com.br

 www.evandrotelles.blogspot.com