sábado, 8 de março de 2014

Erosão em Tambada faz Sudema criar projeto para avaliar estragos

http://praiadetambaba.blogspot.com.br/2014/02/divulgada-programacao-do-carnaval-de.html

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) deve iniciar o projeto para a confecção de Plano de Manejo no mês de maio para identificar os principais riscos ambientais no litoral sul da Paraíba. A informação é do coordenador de estudos ambientais da Sudema Thiago Silva, em entrevista ao portal paraiba.com.br na manhã desta quarta-feira (12).

Silva afirmou que serão investidos aproximadamente R$ 1,4 milhão em pesquisas e atividades que vão contribuir para a confecção do plano na Área de Preservação Ambiental de Tambaba e aquisição de um catamarã para o Parque Estadual Marinho Areia Vermelha (Pemav). E a possível compra de uma viatura 4×4 para apoiar as pesquisas científicas dentro das Unidades de Conservação (UC) mantidas pela Sudema.
“O catamarã será desenvolvido por um engenheiro naval e produzido por um estaleiro. Os planos de manejo serão estudados por nossos técnicos analisando todas as problemáticas da região, seus impactos ambientais, animais, plantas, fluxo de pessoas para gerar subsídios para a criação de normas de conduta, programas de ação e conservação nas unidades prevista em lei. A média é que fique pronto no prazo de um ano”, pontuou Silva.
O valor investido é desembolsado pela empresa InterCement (antiga Cimpor) depois que a Sudema assinou o Termo de Compromisso para Compensação Ambiental (TCCA) concretizando o primeiro convênio dentro do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). A construção da nova indústria de cimento Caxitu está localizada no município do Conde.
A assinatura do termo marca um momento histórico na gestão de Unidades de Conservação na Sudema, pois é a primeira vez que o procedimento segue todos os trâmites previstos no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (Lei 9.985/2000, Decreto 4.340/2002, Decreto 6.848/2009). Os itens que serão adquiridos com o termo colabora no cumprimento das metas do planejamento estratégico da Sudema na implantação das UCs Estaduais e, ainda, com termo de compromisso celebrado com o Ministério Público Estadual de Cabedelo que solicita a implantação do Pemav.


Wagner Mariano com Assessoria



Nenhum comentário: