segunda-feira, 11 de julho de 2011

IV ENCONTRO DE DIRIGENTES NATURISTAS – PRAIA DE MASSARANDUPIÓ/BA

É este mês de julho, mais precisamente entre os dias 14 e 17, todas as atenções do Naturismo brasileiro estarão voltadas para a belíssima praia de Massarandupió, no município de Entre Rios, na Bahia. A pacata praia será a sede do IV Encontro dos Dirigentes de áreas Naturistas, o IV EDN. Há uma série de atrações programadas e há pacotes especiais para levar até o ponto exato do encontro o naturista comum, aquele que não dirige nada, mas gosta de participar e desfrutar das belezas e encantos do Naturismo.
A praia de Massarandupió é quase retilínea, de areia fofa e clara, mar calmo cujas tonalidades entre o verde e o azul são belíssimas, apresentando pequenas faixas de rochas na linha de preamar em alguns pontos. Toda a extensão da praia é emoldurada por uma alta fileira de dunas cobertas por vegetação rasteira e imponentes coqueiros. Por trás destas dunas há um vale de cerca de trezentos metros de largura até uma segunda linha de dunas ainda mais altas de areias muito brancas que limitam a vegetação mais densa de mata atlântica por trás destas. O vale entre as dunas do mar e da mata é cortado por um riacho de águas ferruginosas muito quentes à tarde, totalmente livres de qualquer poluição e que forma piscinas naturais em alguns pontos.
  Ao norte da entrada principal da praia, o vale ainda apresenta um manguezal intacto de cerca de dois quilômetros de extensão até a foz do riacho, que fecha Massarandupió pelo norte fazendo limites com Subaúma. Para o sul da entrada principal pela praia, depois de cerca de mil e quinhentos metros, encontra-se alguns blocos de lajes rochosas na linha de preamar que tornam a natação neste local não recomendável, mas o visual bonito e a pesca satisfatória. Trezentos metros mais ao sul está o balizamento da entrada oficial da reserva naturista, com uma faixa de adaptação à nudez de duzentos metros, onde homens devem despir-se totalmente e mulheres podem permanecer em "top-less". A partir daí para o sul são mil e oitocentos metros de nudez, liberdade, fraternidade, alegria, descontração, respeito e paz.
COMO CHEGAR?
Trekking pela praia - de Massarandupió à Praia do Forte - Começando na pequena Vila de Massarandupió, a trilha segue em direção ao sul por uma sequência de praias quase desertas, não fosse à presença de alguns vilarejos de pescadores. O caminho ainda atravessa o Rio Sauípe e Imbassaí e passa por pontos de desova das tartarugas marinhas. Ao final do passeio, conheça o Papa Gente: uma piscina natural no meio do mar, ótima para a prática do snorkeling. O roteiro leva um dia e meio e pode-se dormir nas pousadas em Imbassaí. Extensão: 39 km Tempo: 13 horas
Massarandupió conta com uma natureza exuberante que proporciona várias opções de lazer, sempre zelando a preservação à natureza. Para tal é sempre importante lembrar:
* A natureza deve seguir seu curso próprio. Evite usar seu carro, moto ou quadricíclo na área da praia. Jamais abra clareiras para acampar, nem "ajeite" elementos, como pedras e troncos, para aumentar seu conforto. Se precisar fazer isso por segurança, retorne tudo ao seu lugar em seguida.
* Carregue um saco plástico para retornar à civilização todo o lixo que produzir, inclusive restos de comida e latas. Sempre que for acampar, os dejetos devem ser enterrados a pelo menos 30 metros de fontes, cursos d'água e trilhas.
* Nunca arranque flores, nem colete conchas, sementes e pedras do caminho. A simples passagem de pessoas por um lugar já acarreta impactos ambientais, provocando erosões na trilha e espantando animais. Não piore isso ainda mais.
* Procure harmonizar-se com a natureza. Não faça barulho desnecessário, som alto de carros devem ser evitados (use fones de ouvido para escutar música de sua preferência).
Tomando esses cuidados vamos melhorando a infra-estrutura e tirando melhor proveito da magnífica natureza desta praia tão especial.

Nenhum comentário: