segunda-feira, 21 de novembro de 2011

O Verão


Verão tranquilo, é no litoral Sul da Paraíba

A melhor época do ano está chegando, SEGURANÇA nessa nesse período, em que o fluxo de pessoas aumenta quase que 80% nas principais praias do Brasil, para muitos podem ser sinônimos de desconfiança ou de insatisfação, mas para os comerciantes, moradores e turistas que se dirigem ao litoral sul da Paraíba, isso não é mais um motivo preocupação. Tudo isso graças ao trabalho da Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (CEATur) que tem contribuído para a redução de assaltos e outras ocorrências nas praias da Paraíba.
 
O Litoral Sul Paraibano

Vamos conhecer um pouco mais do Litoral Sul Paraibano, começamos deixando as praias de João Pessoa para trás, a partir de Cabo Branco se tem acesso a mais bela orla marítima do litoral paraibano. Num percurso de 71 quilômetros, até a praia de Pitimbú, recomenda-se antes uma parada no farol de Cabo Branco, de onde se tem uma vista panorâmica do alto do mirante e avista o ponto extremo oriental das Américas.
 
Vizinha a ela está à praia do Amor, que tem como símbolo o arco da pedra furada. Os casais de turistas apaixonados seguem a tradição de passar por entre a fenda da pedra de mãos dadas.
 
A praia seguinte é a de Jacumã, e que a exemplo da praia de Gramami conta com serviço de bares e restaurantes. Em Jacumã, com um cenário enfeitado por um mar em tom esmeralda há inúmeras pousadas, como opção de hospedagem, assim como casas de veraneio.
 
Ao contrário de outras praias do Nordeste mais badaladas, aqui as pessoas podem desfrutar de um cenário maravilhoso como estes num clima de total tranqüilidade. São vários quilômetros de areia branca, águas cristalinas, vastos coqueirais e falésias de beleza singular. E é exatamente a "falta" de badalação que confere charme a alguns pontos da orla, que seguem praticamente desertos, agitados apenas pelo balanço da rede de pescadores no fim do dia. De hábitos simples, os paraibanos levam para a atividade turística aquilo que falta, em alguns momentos, a seus pares: o sossego e a tranqüilidade.
 
Antes de chegar a Coqueirinho, próxima praia, dê uma passada pelo mirante Dedo de Deus, um platô de difícil acesso onde se tem uma vista privilegiada da praia. Uma vista deslumbrante deixa os turistas extasiados.

A próxima parada é Carapibus, cuja enseada, cercada por coqueirais é um verdadeiro cartão postal da natureza. O local conta inclusive com opção de hospedagem, passeios de buggy ou de barco, além de ser procurado para a prática do mergulho em ilhas formadas por recifes cobertos de corais.
 
Depois é a vez de Tambaba, conhecida mundialmente, é a mais famosa e mais linda praia naturista do Brasil, Tambaba é cheia de encantos singulares, algo impar a se vivenciar nesse verdadeiro paraíso. Vale lembrar que uma parte da praia é utilizada pelos banhistas normalmente. Ali, o nudismo é proibido. Já a área reservada tem controle de entrada e saída pela Sociedade de Naturismo de Tambaba.

A 40 quilômetros de João Pessoa, a praia de naturismo ficou ainda mais acessível depois da inauguração da Via Litorânea, que liga a capital à divisa com Pernambuco. Isso reduziu em cerca de meia hora o tempo do percurso, livrando os turistas do tráfego pesado da BR-101.
A primeira praia do Brasil destinada oficialmente ao naturismo é conhecida também como santuário ecológico. Ornamentada por uma mata praticamente virgem e por um labirinto de areia colorida, resultado da ação do vento nas falésias, Tambaba é um verdadeiro paraíso.
Todo o litoral sul do Estado é composto de praias com formações rochosas, como a Praia do Amor, Jacumã, Coqueirinho, Tabatinga e o paraíso Tambaba.
 

No Litoral Sul, a partir de João Pessoa encontram-se as praias de:

Praia de Manaíra, Praia Tambaú, Praia do Cabo Branco, Praia do Seixas, Picãozinho, Praia Penha, Praia de Jacarapé, Praia do Sol, Barra de Gramame, Praia do Amor. 

No município do Conde:
Praia De Jacumã, Praia de Carapibus, Praia de Tabatinga, Praia de Coqueirinho, Praia de Tambaba e Praia Bela.

Em Pitimbu encontra-se:
Praia do Graú, Praia Bela, Barra do Abiaí, Praia das Falésias, Praia do Pontal, Praia de Pitimbu,  Praia da Guarita, Praia Azul, Praia dos Mariscos, Praia do Marlin, Ponta de Coqueiros, Praia de Santa Rita, Praia de Acaú, Pontinhas.

Ainda há em Pitimbu
Croas (enseada de corais em alto mar), Farolete de Pitimbu, Pedra da Galé.

Tudo isso é motivo de muito orgulho para os paraibanos, mais orgulho ainda quando falamos de segurança aos nossos turistas, as pessoas que visitam nosso litoral hoje podem contar com a presença e o apoio maciço da Companhia Especializada de Atendimento ao Turista (CEATur) o trabalho ostensivo tem diminuído em mais de 95% os índices de violência nessas praias, o que para nós paraibanos é uma grande vitória, sendo que, o que o turista busca não somente nessa época do ano, mas em qualquer outra onde ele vá para conhecer ou fazer uma visita , é tranquilidade, segurança, um lugar onde ele possa estar tranquilo, e isso todo o litoral da Paraíba tem.

De acordo com o comandante da Ceatur, capitão Onierbeth Elias de Oliveira, atualmente a companhia conta com um efetivo de 82 policiais militares, sendo 75 homens e sete mulheres. “Nossa missão é suplementar o policiamento ordinário em locais de interesse turístico, bem como o encaminhamento de ocorrências envolvendo turistas estrangeiros”, explica.
Segundo o comandante, a companhia dispõe de cinco viaturas com comunicação visual diferenciada e 40 bicicletas. O policiamento é realizado em três processos: a pé, em bicicletas e em viaturas.

Para a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a atuação da Ceatur vem dando um impulso importante para a qualidade do turismo no Estado, em especial, por atuar na linha de frente com o turista. “A reativação da Companhia de Polícia de Apoio ao Turista representa um diferencial a mais para a Paraíba em um novo modelo de atendimento aos turistas”.
Parabéns a todos que fazem parte da CEATur, em especial queremos parabenizar ao Cabo PM Uriel Junior, que é lotado no primeiro batalhão de Polícia Militar do estado da Paraíba e na subunidade Companhia, a CEATur, e aos soldados, Ivson Ferreira, Jonas Araújo, Jomart, Monteiro, Clebson e outros que freqüentemente estão fazendo esse trabalho brilhante na Praia de Tambaba.
 
Postagem e Adaptação: Idelvan Fernandez
Fontes: http://www.revistaturismo.com.br, http://pt.wikipedia.org, http://www.wscom.com.br.

Nenhum comentário: