sexta-feira, 1 de junho de 2012

Ninhos de Tartaruga Marinha eclodem na Praia Tambaba

Por Idelvan Fernandez



Já é comum em determinada época do ano esse evento que sempre chama a atenção de quem mora ou frequenta a Praia de Tambaba, município de Conte Paraíba, acontecer. Na primeira semana de Abril começou as eclosões dos ovos, que se arrastou pelo mês inteiro, alguns ninhos só vieram a eclodirem no mês de Maio.

Todos os anos o evento acontece, várias ninhadas são feitas na praia, os moradores e visitantes com todo o cuidado, sempre ajudam os pequeninos a seguirem seu destino, este ano de 2012 não foi diferente, várias ninhadas eclodiram em dias diferentes, ao todo foram mais de 400 tartaruguinhas liberadas ao mar, poucos ovos não eclodiram, considerado um sucesso, mesmo pra que não entende do assunto, sabe que em uma ninhada de pouco mais de 150 ovos quase todos eclodirem, é uma vitória, o clima e as marés tem ajudado bastante para que isso ocorra, por isso as Tartarugas Marinha veem a Praia de Tambaba para depositarem seus ovos.

Esses foram apenas os ninhos que Hildebrando Carvalho (Proprietário da Pousada Tambaba Naturista) encontrou por acaso, muitos outros ninhos só são descobertos após a eclosão e a evacuação das tartarugas no mar.

Após atingirem a idade adulta, por volta dos 25 anos, as Tartarugas fêmeas voltarão para o mesmo local para continuar o ciclo reprodutor, então a cada ano, Tambaba tem se tornado o destino de muitas tartarugas quem vem fazer seus ninhos.

Como funciona o processo de desova das Tartarugas Marinhas?
As tartarugas marinhas arrastam-se pela praia até um lugar livre de marés. Ali cavam a areia (60 cm de profundidade por 1 metro de diâmetro), e enterram seus ovos (de uma a duas centenas de ovos por vez). São ovos esféricos ou elípticos, elas tapam o buraco, alisam a areia e voltam para o mar. Depois de uma quinzena renovam a operação, mais ou menos no mesmo lugar. O sol se encarrega de incubar os ovos.


Veja algumas fotos a baixo:

Para ver mais imgens, clique em qualquer foto, ou vá ao menu FOTOS







Mais imagens no menu FOTOS





Oferecimento

Nenhum comentário: