segunda-feira, 5 de novembro de 2012

É dado o primeiro passo para o II ENNN 2013


Foi dado o pontapé inicial para o II ENNN  (2º Encontro Norte e Nordeste de Naturismo) que acontecerá na ECOVILA DA MATA Praia Naturista de Massarandupió no estado da Bahia.

Veja carta enviada por Waldo Andrade Diretor de Eventos da FBrN:

                                                                       Carta de Tambaba

(Praia naturista de Tambaba, em 14/10/2012)

Aos vinte e um (21) anos de existência da praia de Tambaba, reuniram-se os organismos naturistas da região Nordeste: ABANAT, SERGINAT, ECOVILA DA MATA, MOVIMENTO NU, OCA DE PIÁ ABORÍGENE, POUSADA ARCA DO BILÚ, POUSADA TAMBABA NATURISTA, ECOPARQUE DA MATA, TAMBABA NUA e SONATA e da região Norte (Amazonas): GRAÚNA, para realização do I ENNN - Encontro Norte Nordeste de Naturismo, na praia naturista de Tambaba, Conde, Paraíba, de 12 a 14 de outubro de 2012.

O evento trabalhou o tripé: espiritualidade, solidariedade e compromisso e o tema principal foi “Naturismo - Um estilo de Vida transformador”.

O resultado do debate diagnosticou as seguintes necessidades:

Evocar a espiritualidade, criando momentos de reflexão nas reuniões e encontros;

Usar a Medicina Natural como forma geradora de saúde;

Fomentar o Ecoturismo local, regional e global.

Estimular a Educação Ambiental em todos os níveis;

Divulgar a prática esportiva como promotora de saúde e agente agregador de pessoas;

Interagir com as comunidades do entorno das áreas naturistas;

Parcerizar com organizações educacionais, culturais e sociais;

Recorrer aos conhecimentos indígenas ancestrais;

Promover intercâmbios entre as entidades naturistas de nossa macro região;

Difundir o uso do Cartão INF (passaporte naturista) como forma de identificação consciente do praticante da filosofia de vida naturista.

O evento teve caráter reflexivo, face sua importância estratégica de fortalecimento da filosofia de vida naturista, visando um mundo melhor. Porém, com metas e ações para os organismos presentes e comprometidos com os princípios do naturismo transformador.

O consenso obtido terá como ferramenta de implementação o Plano Estratégico Decenal reapresentado, na oportunidade, pela FBrN. A implantação do Plano trará o indispensável comprometimento dos dirigentes e associados das entidades na execução dos Plano de Ação para a próxima década, num processo de aperfeiçoamento permanente. O II ENNN ocorrerá na Bahia (ECOVILA DA MATA, em Massarandupió) em 2013.