sábado, 12 de janeiro de 2013

Um projeto gigantesco e arrojado que impactará diretamente e definitivamente a natureza.

 Por Idelvan F. de Noronha

Uma pena que toda uma herança de valores, costumes e cultura local seja completamente extinta com a possível implantação de um empreendimento como esse que de fato não traz nenhum bem ou oportunidade para o povo local. Isso só vai alimentar a ganância de políticos interessados em tirar algum proveito da situação, a população paraibana não terá lucro algum com isso, pelo contrário, só perderá e muito.
É um grande investimento? SIM. Vai gerar empregos? “SIM E MUITOS!”
Por quanto tempo, pra quem?

E essa mão de obra será feita de pessoas da região, ou do próprio estado da Paraíba? É provável, ou não!
Se for, será que o estada da Paraíba tem pessoas capacitadas para trabalharem nesse complexo? 


A resposta é NÃO, infelizmente com isso toda a mão de obra ou a maior parte dela será importada de outros países, ou trazida de outros estados principalmente das regiões sul e sudeste do Brasil.
Valem lembrar que com a criação do complexo, alem do impacto ambiental que será catastrófico e irreversível, todos os pequenos, médios e grandes comerciantes ao redor perderão e muito com isso, muitos desses não sobreviverão e isso é fato.
 

O projeto tem a previsão de trabalhar com o turismo predatório, aquele que destrói desde a implantação e ao longo dos tempos vai disseminando os pequenos, médios e até grandes empreendimentos já existentes, alem de toda uma cultura e valores locais de toda uma região.
 

O desenvolvimento é fundamental para uma região, um estado ou país, mas desenvolvimento esse que traga mais benefícios que malefícios a um povo, e não somente sugar as riquezas naturais de uma área em prol de riquezas, sem trazer nenhuma vantagem imediata e muito menos em longo prazo. 
 

Não somos contra o desenvolvimento, isso de forma alguma, somos contra uma política que destrói culturas, que destrói a natureza, que vende nosso país e mata a natureza, que por se provirem do poder o usam para articularem em prol de interesses próprios e sem nenhuma responsabilidade com toda uma nação que depende dessa terra.

Somos a favor do desenvolvimento e muito mais a favor da criação de leis que inibam a destruição de nossas matas, de nossas reservas naturais, ou que pelo menos essas leis sejam de fato cumpridas.




Veja algumas imagens do projeto




 Veja o vídeo institucional do projeto: