quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Trilhas e Caminhadas Ecológicas em TAMBABA

SAIDA do Restaurante Arca de Bilu
1ª OPÇÃO:

MATA do CAJUEIRO (Será que o Cajueiro do RN é mesmo o maior do mundo?)
O passeio consiste em uma caminhada ecológica, onde o turista vai fazer trilhas entre matas, falésias, mirantes e praias. A partir daí, vamos penetrar em matas fechada, caminhando por trilhas. Estes espaços pertencentes à APA (Área de Preservação Ambiental) de TAMBABA, BIOMA da mata atlântica, já identificada por Estudos da UFPB em conjunto com o JARDIM BOTÂNICO de CAMPINAS – SP. Onde podemos conviver com toda a FAUNA e FLORA da região. Ai algumas das espécies existentes já foi catalogado como extintas a exemplo do PAPAGAIO CURICA, CURIÓ, SABIAS, TAMANDUÁS MIRIM, ZORRILHO, e alguns animais silvestres, entre eles pássaros (ararajubas, pacus, sábias da praia, alma de gato, gaviões, seriemas, coruja, etc..) e diversos outros. Arvores da mata atlântica (barbatimão, guabirobas, aroeiras, cavaçus, oiticica, murta, sucupira, jatobá, maçaranduba, mangabeiras, araçás, ameixas silvestres, caju, etc.) dependendo da época do ano o turista poderá também saborear os diversos tipos de frutas dessas arvores.
Nesta trilha também é possível visualizar macacos sagüi, raposas, furões, etc. todos em seu habitat natural.

TAMBABA
A trilha pela mata continua e vai dá na praia na Área de Naturismo (esta parte é opcional), caso o turista prefira não passar na Área de Naturismo o passeio segue até a praia da “MARCELIA”, praia com piscinas naturais, boa para banho onde se localiza a “PEDRA DOS DESPACHOS”, (onde se pratica rituais Afro-Brasileiro, conhecido também como um dos sete chakras do planeta terra pelo culto da UMBANDA, conforme registros.) Seguindo até a praia da “ARAPUCA” onde se localiza um dos points de SURF do LITORAL SUL da PARAIBA. Ai o turista poderá visualizar as FALÉSIA e caminhar dentro da VOSSOROCA do RAPEL.
O Passeio segue pela praia indo até a ESCADARIA, onde teremos uma escada com desnivel de 60 metros.
Lá no alto teremos uma parada com um visual belíssimo, no MIRANTE DA ESCADARIA, onde o turista vai poder tirar lindas fotos e visualizar a faixa de praia entre TAMBABA e COQUEIRINHO.
Daí voltamos por trilhas entre a mata, até o ponto de partida.
Duração do passeio: 2 horas aproximadamente.
 
Valor: R$ 20,00 (vinte reais) por pessoa
Dias de passeio: Todos os dias, com agendamento prévio.
                            Reservas com Rosana pelo fone: (83) 99722369
Roupa: Esporte leve (camiseta, short, tênis, chapéu e cantil),
            Roupa de banho.
Este passeio inclui mesa de frutas na chegada.



2ª OPÇÃO:

MATA DA GUABIRABA
A trilha segue pela mata até o MIRANTE da ESCADARIA, onde há uma parada para visualizar toda a faixa de praia entre TAMBABA e COQUEIRINHO.
Daí segue o passeio novamente pelas trilhas na mata, onde, dependendo da maré, podemos descer pela LADEIRA da GUABIRABA ou pela LADEIRA da PATA, trilhas lindíssimas, cheias de arvores e desníveis, que irão nos levar até a praia.
Seguimos pela praia até o CANYON DE COQUEIRINHO, lugar paradisíaco, FALESIAS maravilhosas, onde poderemos até achar que estamos “na lua”.
Seguimos passeio novamente pela praia, e iremos até a PRAIA de COQUEIRINHO, onde lá podemos curtir uma linda enseada com banho de mar calmo e sossegado, saborear petiscos ou tomar uma água de coco nas BARRACAS de COQUEIRINHO.
Após descanso, voltamos pela praia e dependendo da maré,
Subimos pela LADEIRA DA PATA ou da GUABIRABA,
Voltando pelas trilhas beirando as falésias.
Duração do passeio: 6 horas aproximadamente.


Valor do passeio: R$ 20,00 (vinte reais) p/ pessoa.
Dias de passeio: Todos os dias, com agendamento prévio.
                            Reservas com Rosana pelo fone: (83) 99722369
Roupa: Esporte leve (tênis, short, camiseta, chapéu e cantil).
            Roupa de banho.

                                                Clique Aqui - Pousada Tambaba Naturista


Postar um comentário