quinta-feira, 14 de julho de 2011

Praia de Tambaba, a primeira do Brasil a permitir o naturismo por lei municipal

No inicio da década de 80 o ditadura dava sinais de que estava se dissolvendo e a democracia começou a tomar forças novamente. Um grupo em Santa Catarina, na cidade de Camboriú, começou a tomar banho sem roupas numa praia deserta e estranha chamada “Praia do Pinho”.
Em 1984, a revista Manchete, a maior revista semanal do Brasil à época, apresentou uma reportagem da então desconhecida Praia do Pinho. A revista fez da notícia sua matéria de capa e toda edição foi vendida rapidamente. “Celso Rossi, motivado pela matéria, tomou contato com o local e, em 1986, criou a “Associação Naturista da Praia do Pinho” (atual AAPP) e, junto com Hans Frillmann, a Federação Brasileira de Naturismo” (FBrN) em 1988. O grupo do Rio de Janeiro também veio à tona, e a Rio-Nat e outros grupos saíram da clandestinidade. Rapidamente surgiram inúmeros grupos naturistas no Brasil, mas vários deles desapareceram tão rápido quanto surgiram. Vários naturistas começaram a receber outros naturistas em seus sítios e casas para fazer reuniões naturistas. A política do Brasil estava na direção da liberdade e uma nova constituição havia sido promulgada. Celso Rossi começou um grande trabalho pelo crescimento do naturismo no Brasil, criando várias associações e áreas naturistas, culminando com a primeira vila naturista da América Latina. Trata-se da Colina do Sol, que conta com casas, restaurante, mercado, academia, camping, hotel e outros.

A Praia de Tambaba foi oficializada rapidamente por lei municipal. A Praia do Abricó no Rio de Janeiro tentou fazer o mesmo e, em 1994 o prefeito do Rio de Janeiro, por recomendação do Secretário Municipal de Meio Ambiente, fez este decreto. Um advogado começou uma batalha jurídica contra o naturismo no Abricó. Isto levou Pedro Ribeiro e Sergio Oliveira (presidente e vice da associação que controlava o naturismo no Abricó) a começaram uma campanha para que fosse criada uma lei federal sobre o naturismo. Eles escreveram um projeto de lei e pediram ao Fernando Gabeira, que era Deputado Federal (do Partido Verde) que o encaminhasse na Câmara dos Deputados, em Brasília. Este projeto foi chamado de Lei Gabeira e surgiu sob o número 1411, de 1988 (atualmente o numero do projeto é PLC 13-2000). Este projeto criaria as normas para o naturismo no Brasil. a Câmara dos Deputados aprovou este projeto e enviou ao Senado. O projeto encontra-se em trâmite nesta casa. A batalha jurídica do Abricó terminou em 30 de setembro de 2003 e a Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro aprovou uma lei liberando a praia do Abricó aos naturistas. Por jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça a decisão sobre o Abricó é valida para qualquer outra praia brasileira. A FBrN conta atualmente com cerca de 300 mil naturistas no Brasil, 29 grupos regionais, dez praias oficiais e alguns clubes. O investimento para criar um Resort Naturista no Brasil é bem baixo comparando com os custos em outros países.
  
Praias
Tambaba - Conde (PB)
Massarandupió - Entre Rios (BA)
Barra Seca - Linhares (ES)
Olho de Boi - Búzios (RJ)
Brava - Cabo Frio (RJ)
Jurubá - Paraty (RJ)
Praia do Abricó - Rio de Janeiro (RJ)
Praia do Pinho - Balneário Camboriú (SC)
Praia da Galheta - Florianópolis (SC)
Praia de Pedras Altas - Palhoça (SC)

 

Clubes
Encanto de Minas (MG)
Recanto do Paraíso (RJ)
Centro Ecológico Hélio Marinho - Jurubá (RJ)
Colina do Sol (RS)
Associação dos Amigos da Praia do Pinho (SC)
Mirante do Paraíso (SP)
Rincão Naturista (SP)





Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Naturismo_no_Brasil#Praias

Um comentário:

Jacques disse...

Bom dia a todos os amante de Tambaba. Eu sou frequentador deste paraiso por quase vinte anos. O prefeito Aloiso Regis me levou um dia la e foi uma revelação: entre tudos lugares naturistas do mundo que eu conheço, Tambaba e o mais lindo! Segui atrvez dos tempo a evolução do naturismo neste praia. Foi primeiro uma perioda de pioneiros, fabulosa e familiale. E pouco a pouco a priai foi invadida pelos viciados que acharam muito legal de passar um bom momento, sem se preocupar dos naturistas... Isso foi piorando cada ano. Depois varios escandalos, agora, parece que as coisas vão se ameliorar. A prefeitura, a associção e o gerente novo da pousada deicham pensar que eles vão se unir para fazer esta praia realmente naturista! Que bom, estou impaciente de voltar para aproveitar o calma de nosso paraiso.
Abraços a todos naturistas, Jacques Lemaire, Paris França.